PROJETO PROPOE POLÍTICA CICATRIZA JÁ NO SUS PARA TRATAMENTO DE FERIMENTOS

Deputado Allan Garcês. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 732/24, de autoria do deputado Allan Garcês (PP-MA), propõe a criação da Política Cicatriza Já no Sistema Único de Saúde (SUS) para atender e tratar feridas. A iniciativa visa estabelecer salas especializadas no atendimento de ferimentos, denominadas Salas Especializadas no Atendimento de Feridas (Seafs).

De acordo com o projeto, o atendimento inicial nas Seafs será conduzido por enfermeiros, os quais determinarão o encaminhamento e os cuidados necessários para cada caso. O objetivo principal é garantir que os ferimentos sejam tratados de maneira adequada desde o início, evitando complicações que possam levar a problemas de saúde mais graves, como a necessidade de amputações.

Allan Garcês destaca a importância do tratamento correto de feridas para prevenir a progressão para condições mais sérias. “Alguns ferimentos, inicialmente pequenos, acabam gerando complicações para o quadro de saúde dos pacientes, com a evolução para problemas de saúde mais graves, podendo levar inclusive à amputação de membros”, ressalta o parlamentar.

Próximos Passos

O projeto seguirá tramitando na Câmara dos Deputados e será analisado por três comissões:

  1. Comissão de Saúde;
  2. Comissão de Finanças e Tributação;
  3. Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Caso seja aprovado por essas comissões, o projeto poderá seguir para votação em plenário. Vale ressaltar que, por tramitar em caráter conclusivo, se for aprovado em todas as comissões, não precisará passar pelo plenário da Câmara, seguindo diretamente para apreciação do Senado Federal.

A iniciativa visa melhorar o atendimento de saúde para aqueles que necessitam de cuidados específicos para ferimentos, contribuindo para uma assistência mais eficaz e preventiva no SUS.

Fonte: https://ilharebelde.com/projeto-propoe-politica-cicatriza-ja-no-sus-para-tratamento-de-ferimentos/

Compartilhe nas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *